Em que realidade você vive?. Desde as construções antigas, até os… | by Karinna Beraldo | 20 21 | Nov, 2020

Desde as construções antigas, até os grandes arranha-céus modernos, muita tecnologia foi desenvolvida, e o mundo da construção civil as foi incorporando ao longo do tempo. Não precisamos ir muito longe, há apenas alguns anos, todo o planejamento de uma construção era feito à mão. Desde os desenhos técnicos até os cálculos mais complexos. O grande volume de informações tornava tudo muito mais trabalhoso. Não se tinha os mesmos recursos de hoje.

Com o avanço de toda essa tecnologia, veio junto uma gama de benefícios pra essa área. Atualmente é possível evitar uma série de problemas, desperdícios, retrabalho, atrasos e prejuízos apenas utilizando o BIM que é, por definição, uma tecnologia de modelagem com um conjunto associado de processos para produzir, comunicar e analisar modelos de construção.

Com a tecnologia BIM é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. Esses modelos oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases. Quando concluídos, eles informam a geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção. Utilizar o BIM significa que qualquer mudança no projeto, é rebatido em todas as vistas e documentações automaticamente. O que demandaria muito tempo e dinheiro antigamente, agora está a um clique de distância.

Se agora já temos acesso a essas maravilhas modernas, o que podemos esperar para o futuro?

Tudo indica que as tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada farão parte no nosso cotidiano. A realidade virtual nos faz sentir como se estivéssemos em um mundo digital. Já a realidade aumentada faz o contrário, coloca elementos digitais na nossa realidade.

Mas como isso se aplica a construção civil?

A realidade virtual na construção civil possibilita que o projeto de engenharia ganhe mais recursos visuais e tenha mais detalhes, diferente dos projetos estáticos que temos hoje. Com o uso de equipamentos simples, como um celular e óculos, por exemplo, é possível se mover em todas as direções, tendo a sensação de estar dentro da obra. Além de poder ser usado para o treinamento dos trabalhadores, essa tecnologia também pode ser um atrativo enorme para o cliente.

Entre seus muitos usos, a realidade aumentada pode trazer projetos 2D para o 3D. No canteiro de obras, os trabalhadores podem combinar esses modelos com dados do projeto em tempo real, o que facilita a interpretação e consequentemente a execução de um projeto, diminuindo o tempo e aumentando a qualidade do serviço.

Na indústria da construção, o uso desses tipos de tecnologia pode ajudar no desenvolvimento de cidades mais inteligentes, no planejamento urbano mais criativo, numa visualização mais realista de uma construção e um gerenciamento de dados muito mais eficiente.

Esperamos ansiosamente pra que todos esses recursos cheguem bem rápido aos nossos canteiros.

Share:

More Posts

Send Us A Message